YOURS TRULY: A PLASTIC LOVE STORY
Ana Margarida Cardoso

YOURS TRULY: A PLASTIC LOVE STORY 1 é um multi-volume único que compila algumas das maiores histórias de amor entre a indústria e o plástico.

Numa perspetiva crítica e contemporânea, este objeto gráfico desvenda um conjunto de histórias verídicas de entidades que têm vindo a participar ativamente num amor por interesse, cego e tóxico, que cada vez mais nos aproxima do derradeiro fim da humanidade (ou talvez apenas de uma das melhores tragédias por ela inventada).

Seja o amor proibido da Coca-Cola às estratégias apaixonadas da Nestlé, o plástico faz parte de uma grande relação poligâmica, que mexe não só com os envolvidos como com os restantes sete milhões de enamorados que, cegos por comodismos e fortuna, consomem desenfreadamente a maior ‘puta’ da história.

Atenta às novas ansiedades e preocupações da sociedade, a publicação YOURS TRULYem> propõe assim um novo discurso sobre o plástico. Fazendo analogia às relações amorosas e àquilo que implicam, esta publicação faz uso da ironia, na medida em que questiona o próprio modo como encaramos este problema — nesta relação humano-plástica, o objeto tem sempre o ónus da culpa, perdoando o sujeito que o produz. Na dúvida, o mal advém do terceiro elemento, aquele que consome o produto.

Para lá do romance, a publicação oferece uma perspetiva alternativa, capaz de alertar o leitor para esta problemática, e evidenciando as estruturas manipuladoras intrínsecas a um assunto tão complexo.

Através da analogia com as relações amorosas, o plástico sai da sua dimensão abstrata e entra na dimensão do objeto/produto, adquirindo outro valor.

1 YOURS TRULY joga com o duplo sentido: por um lado remete para uma fórmula de despedida formal da correspondência postal; por outro, numa vertente mais poética, evidencia a questão de uma relação íntima e perpétua — o plástico como um amor eterno (always yours).