FORA DE MIM: UMA AUTOBIOGRAFIA NA TERCEIRA PESSOA
Beatriz Ceia / Laura Pereira / Sofia Araújo

FORA DE MIM: UMA AUTOBIOGRAFIA NA TERCEIRA PESSOA, que explora a relação entre ficção e design de comunicação, é um projecto que se desenvolve em torno da questão da identidade, partindo de códigos muito próprios da dramaturgia e do cinema, que se expandem agora para o campo do design de comunicação.

A partir do filme Sans toit ni loi (1985), de Agnès Varda, propõe-se uma reinterpretação e um novo modo de ver o objeto cinematográfico, originando uma nova ficção, que explora os limites da nossa interpretação quando a ficção é apenas dada parcialmente ao espectador. A partir dos modos expressivos de uma radionovela alude-se ao passado, o mesmo passado que a protagonista procura incessantemente e o mesmo passado que nos deixa hoje abandonados à imediatez das imagens e ao excesso de informação.

No corpo de Simone habitam dois “eus”: Mona e a própria Simone. Mona é o eu que decide largar tudo em busca de liberdade e se vê irremediavelmente perdida. Simone é o eu que renasce quando Mona se encontra num estado tão deplorável que morre. Simone procura, então, fazer o percurso inverso ao que Mona havia feito na tentativa de compreender onde se haviam separado estas identidades e onde havia ficado ela durante o percurso.

WEBSITE